Olá! Hoje quero falar sobre a distribuição de insulinas pelo governo.
A questão de conseguir gratuitamente as insulinas é um tantinho complicada, pelo menos pra mim que (por enquanto) não entendo bem do assunto.Isso porque o diagnóstico da minha pequena é recente e eu ainda não precisei travar nenhuma guerra com ninguém para conseguir as insulinas, apesar de ter ouvido muitos relatos que não me agradaram.
No município onde moramos os medicamentos são fornecidos. Primeiro você precisa da receita de um médico que atende pela rede pública, depois a receita deve ser levada para assistente social, que irá analisar e montar o processo de pedido. Se tudo estiver em ordem, em 20 dias a insulina estará disponível na Secretaria de Saúde. Foi o que aconteceu com a gente, mas sei que não será sempre assim. Será um longo caminho e sei que haverão batalhas, como a de hoje por exemplo. Meu marido levou a receita, mas a secretária disse que por enquanto não estão fornecendo. E aí? Aí você compra ou então fica sem, não é mesmo?
Sou novata no assunto, mas vou buscar saber quais são todos os direitos e lutar por eles.
Logo, logo volto para contar mais novidades e dividir com vocês os Direitos de quem convive com DIABETES!
Grande beijo!
Atualização: muitos municípios fornecem a insulina NPH e algumas outras, porém a Lantus, por exemplo, entra na listagem de remédios de alto custo. Para recebê-los é necessário um pequeno "processo" no município e quando não atendidos, os pacientes podem acionar o Estado. Tive a oportunidade de conversar com várias pessoas e ouvi as mais diversas situações, ou seja, cada caso é um caso. Você que é diabético, não desista dos direitos que possui. Lute sempre para conseguir o que for necessário para um tratamento adequado! Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esperamos ter ajudado! Anderson, Cíntia, Lelê e Doce Luísa agradecemos o comentário!